Ligação Termostato - Controle de Temperatura

Algo de fundamental importância na fabricação de cerveja é o controle da temperatura de fermentação. Para ajudar nesta tarefa nós utilizamos um refrigerador (no caso da Grabenwasser, que é uma cervejaria bem pobrinha, usamos um refrigerador mais velho que os cervejeiros!). O objetivo é colocar o fermentador dentro do refrigerador para que a temperatura se mantenha constante e dentro da faixa que desejamos para nosso amigo fermento.

Visto que o refrigerador mantém temperaturas muito baixas para fermentar cervejas do tipo Ale, a idéia aqui é fazer com que um segundo termostato faça o controle da temperatura, trabalhando com faixas mais altas. O que o termostato fará basicamente é cortar o fornecimento de energia quando a temperatura alcançada for a desejada, e ligar novamente quando a temperatura subir além do que foi parametrizado.

Já que muitos cervejeiros, assim como nós, tem pouco conhecimento de elétrica para fazer esta ligação, abaixo descrevemos o esquema para ligação de um termostato digital para controle de temperatura da fermentação em geladeiras e freezers. Vale lembrar que o esquema abaixo foi feito baseado num termostato da marca FullGauge, modelo TIC-17C. Como não somos entendemos muito de elétrica, obtivemos este esquema diretamente com o fabricante ligando no telefone de suporte deles. Acreditamos que servirá de base para qualquer termostato digital.

Vamos ao esquema de ligação:

Primeiramente vale lembrar que o refrigerador será ligado ao termostato, e o termostato será ligado na alimentação (tomada). Por isso, ajuste a voltagem do termostato para a voltagem de fornecimento de energia na sua cidade (caso o termostato tenha essa opção).


1) Fio que vem da energia (alimentação):

- Fase da tomada liga na fase de entrada do termostato (marrom ou cinza de acordo com a voltagem no TIC-17C);

- Neutro da tomada liga no neutro do termostato (preto)

Isto faz a alimentação do termostato.

2) Para fazer com que o termostato controle a liberação de energia para alimentação do refrigerador de acordo com a temperatura parametrizada, ligar da seguinte forma:

 - Comum do termostato liga na fase de entrada (amarelo). Ficam três fios juntos: fase da tomada, fase do termostato e comum do termostato.

- NA do termostato liga na saída para o refrigerador (azul)

- O outro fio da saída para o refrigerador liga no fio neutro do termostato. Também ficam três fios juntos: neutro da tomada, neutro do termostato e saída para refrigerador.

Um ponto importante a salientar é que no modelo proposto, a temperatura controlada é a do refrigerador, não necessariamente a temperatura interna do fermentador. A tendência é que dentro do fermentador a temperatura seja ligeiramente mais alta que a do refrigerador. Com um pouco de prática você vai conseguir equalizar isso.

Ah, e não esqueça de ter à mão uma chave-teste para verificar qual é a fase da tomada. É barato (menos de 5 pilas), se encontra facilmente e ajuda um bocado!

Esperamos que este artigo ajude!

Comments