Pão de Malte (Malzbrot)

Final de semana, você acabou de fazer a sua cerveja caseira. Já colocou a bendita para fermentar e agora vai começar a limpar a bagunça que fez (se usou a cozinha da sua esposa, é melhor agir rápido!). Ao olhar para todo aquele malte que foi usado na mostura, você pensa: “Quanto desperdício jogar isso fora!”. Mas estamos aqui para salvar você!

O bagaço que sobra da mostura pode ser utilizado para várias coisas, como alimentar animais, secar e usar como serragem na defumação de malte caseiro, secar e torrar para comer com frutas e iogurtes, ou então fazer pães.

Já que a última alternativa é a mais interessante de todas, vamos mostrar como nós fazemos nosso pão de malte caseiro (ou MalzBrot). A receita que colocamos aqui já está aprovada por todos que provaram o dito pão. Fica realmente muito saboroso e é muito fácil de fazer, com ingredientes simples.

Uma observação: a não ser que você tenha uma padaria, não vai ter como utilizar todo o malte que sobrou de uma vez só. Afinal, 5 kg de malte úmido é muita coisa! O que fazemos neste caso é deixar pequenas quantidades previamente separadas para fazer o nosso pão.

Logo após terminar a produção de cerveja, embalamos o bagaço do malte em sacos plásticos com 300gr cada um. Cada pacote é suficiente para 1 pão grande. Depois congelamos os pacotinhos. Congelados eles duram um ano tranquilamente. Esta medida é bem prática, pois sempre que quiser fazer um pãozinho, descongele o malte previamente.

Só um alerta: cuidado para não confundir o malte congelado no seu freezer com carne moída! Dependendo do tipo do malte usado na cerveja, o bagaço congelado fica bem parecido com carne moída congelada. Melhor usar etiquetas para identificar...

Vamos à receita: 

- 300gr de malte de cevada moído (bagaço)

- 800gr de farinha de trigo

- 4 colheres (sopa) de mel

- 1 sachê (ou 1 colher sopa rasa) de fermento biológico seco

- 1 colher rasa (sopa) de sal

- 350ml de leite

- 1 colher (sopa) de banha (ou margarina)

 

Em uma bacia misture todos os ingredientes com as mãos até que forme uma massa homogênea. Daí amasse bem por no mínimo 10 minutos.

Cubra com um pano seco e limpo e deixe a massa descansar por no mínimo 1 hora. Amasse novamente e coloque em forma para pão untada com óleo.

Cubra com um pano novamente e espere crescer bem (cerca do dobro do tamanho).

Se desejar, antes de ir ao forno pode-se pincelar 1 ovo batido sobre o pão para deixá-lo bem dourado.

Asse em forno alto (250ºC) por 45 minutos.

Logo que retirar do forno, desenforme e mantenha sobre uma superfície arejada para não suar a parte de baixo do pão.

 O resultado é este que você viu no início do deste artigo. Um pão com a casca crocante, macio por dentro e muito saboroso. 


Como opção para que o pão fique mais macio ainda e menos quebradiço, você pode triturar o bagaço do malte no liquidificador junto com o leite antes de misturar os ingredientes. Com isso, o bagaço fica bem moído e se incorpora ainda mais à massa. Veja o resultado desta técnica na foto abaixo, num pão feito com o bagaço de uma cerveja stout (por isso ficou mais escuro).



Comments