Panela Cervejeira - Colocando válvula extratora

Muita gente nos pergunta como fizemos para adaptar as válvulas extratoras em nossas panelas (ou caldeirões, como queiram) para fabricação de cerveja.  Já que as fotos do processo de fabricação do nosso site não deixam bem nítido, vamos mostrar aqui como nós fizemos. Para aqueles que gostam de fabricar seus próprios equipamentos, aí está um prato cheio.

A vantagem deste procedimento que vamos passar é que fica simples conectar uma “bazooka” ou algum outro tipo de filtro de bagaço (veja as fotos no final).

Você vai precisar de:

  • 1 panela ou caldeirão (óbvio!)
  • 1 prolongador de latão de ½ polegada
  •  1 registro de esfera de latão de ½ polegada
  • 1 espigão de latão de ½ polegada
  • 2 porcas metálicas de ½ polegada (para torneira) 
  • 1 serra copo de 19mm (para furadeira)
  • Fita veda-rosca
  • Furadeira 
  • Chave inglesa

Obviamente, se você quiser ou tiver uma panela maior, poderá trocar a medida das conexões.

Veja abaixo as fotos dos itens necessários .


As porcas metálicas são geralmente utilizadas para fixar torneiras ou misturadores nas pias e são facilmente encontradas em casas de reparos hidráulicos. Os demais itens são encontrados em casas de ferramentas gerais.


A serra copo é do tipo “bi-metal” e permite realizar furos em metal e madeira. Caso você não tenha, será necessário comprar também a broca que serve de guia e suporte para a serra copo. O diâmetro de 19mm é suficiente para fazer o furo de ½ polegada para a adaptação.

Antes de começar a furar sua panela, defina qual o uso que você dará à mesma . Se for para mostura, provavelmente o furo ficará o mais rente do fundo da panela possível. Já no caso de uma panela de fervura, talvez queira deixar o furo mais acima para evitar o arrasto do trub para o fermentador.  Nós não temos essa diferenciação. Colocamos o mais rente possível do fundo.

Para iniciar, faça uma marcação na panela para que você faça o furo na altura correspondente. Vale lembrar que a porca metálica tem diâmetro maior do que o furo e o prolongador, de forma que você deve levar isso em consideração ao determinar a altura em que ficará o furo. Caso contrário, você poderá fazer o furo muito próximo do fundo da panela ou até mesmo pegando a curvatura da panela, o que impedirá que você consiga vedar bem.

Na foto abaixo pode-se ter uma ideia de como fizemos a marcação e também da panela após perfuração.


       

Depois de perfurada, pode ser necessário lixar levemente o furo para que facilite a passagem do prolongador, pois a medida de 19mm é bem justa para um cano de ½ polegada.  Caso você precise fazer isso, utilize uma lima redonda. Ou ainda pode-se utilizar uma daquelas pontas montadas utilizadas em retíficas (não sabe o que é isso veja aqui).

Agora você deverá primeiramente prender o prolongador à panela. Veja nas fotos o esquema de montagem das peças, bem como que devem ficar quando forem fixadas à panela.

   


O prolongador deve ser colocado por dentro da panela, com uma das porcas já rosqueadas, ficando conforme abaixo (não se esqueça de utilizar a fita veda-rosca).


Depois é só rosquear a outra porca metálica pelo lado de fora, e em seguida a válvula de esfera e o espigão. Utilize a chave inglesa para apertar muito bem todas as peças que foram rosqueadas. De novo, não esqueça a fita veda-rosca.

Ao contrário do que se imagina, não é necessário qualquer tipo de anel de vedação ou silicone para garantir que não vá ocorrer vazamento. Se você conseguir apertar bem as portas metálicas, elas causarão uma leve deformação na panela e farão a vedação. A fita veda-rosca se encarrega do resto. Já fizemos este procedimento em três panelas e nunca tivemos problemas com vazamentos, mesmo após desmontar e montar novamente.

Pronto! Sua panela está pronta para produzir as melhores cervejas!


Como citamos no início, a vantagem de usar um prolongador para adaptar a válvula permite que você conecte um filtro de mosto, como na foto abaixo onde está conectado um BeerBooster (mini bazuka comercializada pela Masterbrau).


Esperamos que este artigo tenha sido útil.

Boas cervejas! 

Comments